segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Novo ano novo

Eu adoro datas! Aniversário, páscoa, carnaval, dia dos namorados, independência do Brasil, libertação dos índios e negros fugidos... não importa. Adoro ter motivo para fazer um dia simples se tornar especial. E se eu achar que o dia merece ser especial, mesmo ele não sendo, não tem problema. Implemento a tarde de filme com as amigas, a noite da pipoca, a festa do pijama ou mesmo o dia da faxina. Dar nome as coisas as faz se tornarem especiais. E é ótimo se lembrar de dias especiais.

(Receber e aceitar o novo. Foto tirada desse link)

Mas de todas as datas, a que eu mais gosto é o 1º de janeiro. O primeiro dia do ano é genial porque não é só o dia que parece perfeito. Nele, o ano TODO parece perfeito. O 1º de janeiro também tem o encanto de durar mais de 24 horas. Não é como o o Dia do Trabalho que não faz diferença quando cai no sábado, ou como o Natal, que parece acabar depois do almoço do dia seguinte. O 1º de janeiro pode durar quase um mês.

Esse dia carrega aquela palavra que a gente adora repetir sem realmente pensar sobre ela: esperança. Já olhou no dicionário o que ela significa? Esperança é a expectativa de um bem que se deseja. Pode ser sair do emprego velho, procurar um trabalho novo, fazer amigos, encontrar um grande amor, mudar a casa, se mudar, mudar você. De uma forma geral, a esperança de todo mundo é de que esse ano seja o melhor. E para isso meu caro amigo, é preciso fazer o melhor.

Não é preciso esperar o primeiro dia do ano para fazer o melhor, mas fica mais fácil ne? Então aproveite. Afinal, o 1º de janeiro e todas as sensações que ele carrega duram mais de um dia. O meu começa antes e termina depois e, normalmente, dura uma semana. Até o réveillon eu procuro avaliar o ano que passou. O que conquistei, os amigos que fiz, os dias que mais me diverti, em que momentos fui feliz de verdade. Também busco os erros, tento aprender com eles e, se possível, jogo fora. Não vale a pena guardar mágoas.

Meia hora para a virada, faço uma lista com o que quero que se realize no próximo ano. A desse ficou longa, mas foi, de todas, a mais simples. São pequenas mudanças que vão fazer uma enorme diferença na minha rotina - Ah, e esqueci de dizer que além de adorar datas, sou um pouco supersticiosa. Dizem que quando a lista é revelada, as coisas não acontecem. Por via das dúvidas, deixo pra contar no fim do ano e avaliar se o que escrevi se concretizou ou não.

Assim, a partir do dia 1º de janeiro encarno o "ano novo, vida nova". Para mim as coisas têm de ser colocadas em prática assim que o ano novo entrar. Até que elas se tornem um hábito eu com certeza vou errar muito, mas o que importa é não desistir. E se algo não acontece e já é outubro, tento fazer o 1º de janeiro reviver e lembrar que nunca é tarde pra tentar de novo (se já for dezembro, ai sim, deixa pro ano que vem).

Uma das coisas mais legais do ano novo é imaginar o que está por vir. Mas ainda assim, o que há de genial no primeiro dia do ano é ver que a gente é capaz de recomeçar de novo, e de novo, e de novo...!

Queria agradecer a TODOS que passaram por esse blog em 2011 e também nos anos anteriores. Sempre digo que escrevo pro prazer e que se eu tiver um bom leitor já me dou por satisfeita. Esse ano tive a satisfação de ver o blog crescer de uma forma que eu jamais imaginei e de ver cerca de 5 mil bons leitores passarem por aqui a cada mês. Um obrigado eterno e a promessa de que coisas novas estão por vir ;)

2 comentários:

  1. Nada como começar o ano e ter algo bom para ler. Algo que descobri no final de 2011 que adoro ler blogs. Não cuidar da vida dos outros, odeio isso, mas sim, observar o mundo de outras formas, uai, quem sabe assim eu também não venha aprendar algo, não é mesmo?
    Ju, estou adorando conhecer seu blog, delicioso!!
    Parabens e sucesso!!
    Dani

    ResponderExcluir
  2. De uma coisa eu tenho certeza: a gente não aprende só com as nossas experiências. A gente aprende com as dos outros também, de uma forma diferente!
    Que bom que você está curtindo o blog! =D
    Beijos!!

    ResponderExcluir