segunda-feira, 16 de maio de 2011

Web Afora

Como a maioria sabe, desde que voltei de intercâmbio, em fevereiro desse ano, voltei com as minhas atividades normais. Não satisfeita, encontrei mais algumas coisas para fazer. Dormir pra quê, afinal?

(A charmosa Clermont, o motivo - justificável - da minha ausência. Mas também uma das culpas pela minha vontade constante de voltar ao blog para contar tudo o que vivi)

A primeira resolução pós-viagem era continuar com as matérias do Eu Mundo Afora. No começo da minha temporada europeia postei algumas coisas e me esforcei para escrever ao menos uma vez por semana. Por motivos logísticos (leia-se: falta de internet) e pessoais, acabei deixando pra lá. Aproveitei a viagem, tirando muitas fotos e anotando uma série de detalhes para contar depois.

Outra resolução, que comecei de imediato, foi voltar a escrever para o FUNtástico. O site foi inaugurado em junho de 2009 e em novembro do mesmo ano entrei como redatora da seção TRIPz. Desde então, duas matérias por semana enchiam a seção que eu construía com outros estudantes e recém-graduados. O site cresceu em número de voluntários e leitores. Hoje, além dos milhares de acessos diários, ele é associado ao jornal O Tempo e traz conteúdo jovem e cultural. No início do mês fui convidada para ser a editora da seção TRIPz e aceitei, com muito prazer.

(Jornalismo comprometido. Os textos dos estudantes e jornalistas do blog periodismo de viajes trazem temas atuais e relevantes. Minha matéria mais recente foi sobre saúde dos povos indígenas no Brasil. Foto tirada desse link)

A outra novidade é o Periodismo de Viajes, coordenado pelo jornalista e professor de Comunicação da Universidade de Sevilha, Mariano Belenguer. O site é uma plataforma para todos aqueles interessados em viagens. Entrei em março de 2011 como correspondente brasileira! O jornalismo proposto nessa web espanhola procura ir além das historinhas de um aventureiro solitário qualquer. Os temas propostos abrangem questões sociais, históricas e antropológicas em um contexto de viagem, com um enfoque especial nos povos indígenas e no meio ambiente. Como já esperava, estou passando por dificuldades para escrever textos jornalísticos com o meu espanhol intermediário. Mas a experiência vale muito em termos linguísticos e profissionais.

O site traz debates, fotografias e links interessantes. O blog é o ponto principal, aonde os repórteres escrevem aquilo que consideram relevante e divulgam notícias sobre o tema. Atualmente, a equipe vem trabalhando na criação de uma revista impressa que vai abordar certos assuntos de forma mais aprofundada.

Um comentário: