segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Notícias, enfim, brasileiras

Clermont-Paris, Paris-Lisboa, Lisboa-Brasil. Dez horas de espera, the Facebook na tela da TV e comida de avião. Voltei!

Meu retorno foi diferente. Percebi que estava voltando, de pouquinho a pouquinho, para o meu país. Primeiro foi a arrumação da mala e do meu quarto que, depois de dois longos dias, ficou vazio. Depois, a tão esperada festa de despedida, que só terminou às 6h da manhã, no trem, tocando pandeiro e cantando samba. Em seguida, sai de Clermont e passei 2 dias em Paris. A cidade que me acolheu já era passado. Então, peguei o avião e, a cada parada, tirava uma peça de roupa. Cheguei ao Brasil suando, com duas meias, bota e calça térmica num calor de 23 graus Celsius.



(Ensinando franceses, rusos, espanhois, italianos e outras nacionalidades a passar debaixo da cordinha)

Só quando cheguei caiu a ficha. Não choro em despedidas pois acho estranho dar tchau pra uma pessoa que eu acabei de ver. Em compensação, entro no avião e choro como um bebé :)

É estranho voltar. Acordei no outro dia me perguntando "onde que eu to? Cadê meu quarto? Ah é... to em casa". Quando fico a toa penso "vou passar ali no quarto de fulana pra conversar", e depois eu lembro que a fulana está do outro lado do oceano.

Todos diziam para tomar cuidado com o momento depressão-pos-intercâmbio. Sim, ele realmente existe. Pelo menos pra mim que saí muito, conheci mil pessoas, visitei um monte de lugares. Posso dizer que, felizmente, não tive alguma dificuldade. Foi tudo maravilhoso. Por isso deixou tanta saudade... Mas também, bola pra frente. O momento agora é de manter as amizades (as verdadeiras relíquias de uma viagem como essa) e puxar o bonde.

Minha depressão passará em uma semana ou duas, no máximo. Os amigos, eu levo comigo. As fotos e os bons momentos estão todos bem guardados. As histórias estão todas na memória. Minha vida no Brasil pronta pra recomeçar. Meu primeiro passo? O blog. Ele voltou! =]

Um comentário:

  1. Ebaa!Que coisa boa vc de volta, Juju, tanto no blog quanto no Brasil!rs Espero que tenha aproveitado muito! Tive algumas notícias de lá, mas vou adorar ler de novo alguns casos e descobrir outros novos!
    Beijoos!

    ResponderExcluir