quarta-feira, 28 de julho de 2010

O que entra (e o que sai) na mala de viagem

Antes mesmo de resolver tudo no quesito "documentos", comecei a preparar o quesito mala. Para isso, fiz uma a 2 meses atrás e vou atualizando sempre que lembro de alguma coisa. É bem estranho preparar uma mala para ir morar em outro lugar. Tenho costume de arrumar bagagens com roupas para passar de 3 a 10 dias viajando. As vezes sobra espaço e coloco até mais do que preciso. Dessa vez, aposto que vai ficar faltando espaço.

(Ok, acho que não vou chegar a esse ponto, mas é melhor encher a mala do que ficar espaço sobrando. As bagagens são manuseadas por várias pessoas e quando elas estão vazias as coisas ficam sambando lá dentro. Foto tirada desse link)

O máximo que fiquei fora de casa foi 15 dias, no ano passado, durante o Festival de Inverno de Diamantina. Foi estranho pois no 10º dia as meias já estavam acabando e tinha algumas blusas que eu queria lavar para usar de novo. 5 meses é mais tempo ainda e, além de pensar nas roupas para as ocasiões de um país que nem conheço (a cultura influencia muito o vestuário), vou ter de me preocupar com o clima, limpeza e manutenção de todas elas.

Essa parte se torna ainda mais difícil pra mim pois tenho uma irmã dois anos mais velha. Como temos quase a mesma altura e o mesmo peso, usamos tudo uma da outra. Tem peças que a gente nem sabe mais de quem é. Com as roupas ok, a gente supera. Comprei um casaco mais grosso ali e uma blusa aqui. O problema são os sapatos: não dá pra ficar comprando sapatos em dobro. Mesmo porque é caro.

De toda forma, eu ainda adoro arrumar malas! Gosto de espalhar todas as roupas na cama e ir colocando uma por uma, dando um jeitinho de levar o óculos naquele canto e o tênis extra ali no outro. Desfazer é péssimo, mas fazer é sempre bom: lembra a viagem que vai começar daqui a pouco!

Abaixo, minha lista. Leiam com atenção pois quero ajuda: se estiver esquecendo de algo, me avisem!

Parte de cima
- Sutiãs e tops
- Regatas
- Blusas baby look
- Blusas esportivas
- Blusas de manga
- Segunda pele (para o frio)
- Casacos
- Vestidos (incluindo um de festa para alguma ocasião de festa que eu nem sei se vai existir - mas eu não vou gastar meu dinheiro comprando roupa chique no exterior)

(Lá no fundo, vermelho, o sobretudo que comprei por 60 reais na loja Marisa. Se eu posso dar uma dica é: aproveitem! Essa é a última semana de saldos!)

Parte de baixo
- Calcinhas
- Meia calças
- Shorts
- Saias
- Calças
- Calça esportiva

Sapatos
- Chinelos (três! Nunca leve um só. Uma amiga levou um par de Havaianas, a faixa quebrou e ela teve que comprar outro. E Havaianas são caras no exterior)
- Rasteiras
- Sapatilhas
- Sapato de salto (odeio saltos, mas vou levar um só, preto - que combina com tudo - para sair a noite)
- Bota (está na lista oficial, mas não na das coisas que eu vou levar. Esse item vou comprar lá, uma impermeável e bem quentinha pra resisitir ao inverno)
- Tênis esportivo
- Tênis de passeio

Acessórios
- Gominhas tic tac, faixas e tudo mais pra segurar a cabeleira
- Grampos
- Colares, pulseiras e brincos
- Relógios
- Lenços
- Cintos
- Bolsas

(Algumas das minhas pulseiras e colares. Gostou? Então outra dica: fiz 90% do que vocês estão vendo. É só ir a Galeria do Ouvidor, escolher e montar. Se tivesse comprado pronto pagaria o quintuplo do preço - se é que eu ia achar exatamente as coisas que gosto)

Higiene
- Toalha de rosto
- Roupão (dica de uma amiga que viajou para o mesmo lugar que eu: como os banheiros da moradia são coletivos, ao invés de se enrolar em uma toalha para chegar ao quarto, melhor colocar um roupão)- Maquiagem (lápis de olho, rimel, corretivo, pó compacto, blush, sombra, batom, removedor de maquiagem)
- Shampoo e condicionador
- Sabonete líquido (outra dica da minha amiga: o banheiro é coletivo e se o sabonete cair no chão não vai ser eu que vou pegar)
- Creme de cabelo
- Creme hidratante rosto e corpo
- Protetor solar rosto e corpo
- Kit para fazer a unha (tesoura, lixa, alicate, esmalte, acetona e algodão)

Outros
- Biquini (se der tudo certo, vou usar na Grécia!)
- Meias
- Boné
- Gorro
- Luvas
- Cachecol
- Pijama
- Carregador de bateria , celular e pilha
- Dicionário francês-francês
- Bescherelle (para quem não sabe, esse livro é a bíblia francófona: tem as conjugações em todos os tempos de todos os verbos em francês)
- Caderno para a aula (afinal, eu vou estudar ne?)
- Pandeiro
- Remédios e receitas médicas
- Baralho (porque não?)

Normalmente eu monto a mala assim: calças jeans e blusas pesadas em baixo. Roupas meio termo no meio e roupas muito leves em cima. Blusinhas leves e que não amassam eu guardo enroladas, isso ajuda a ter mais espaço. Sapatos enrolados em sacos plásticos eu encaixo no canto da mala e, nos espaços que sobraram, cremes (também enorlados em sacos plásticos, pois podem vazar), meias, luvas e o que tiver sobrado. Pápeis em geral em cima (menos o dicionário, que é grande). Naquela redinha grudada à "porta" da mala, roupas de baixo. Uma necessaire para coisas de cabelo, outra para colares e pulseiras, outra para remédios e outra pras coisas de fazer unha.

(Bem arrumadinha essa, não? Foto tirada desse link)

Do lado de fora
Uma mochila com:
- Máquina fotográfica
- Pilhas
- mp3 (sem ele, não sou ninguém)
- Um livro
- Caderno, lápis, borracha e caneta
- Mapa da cidade (um do Porto, outro de Paris e outro de Clermont)
- Óculos de sol

Peço novamente a ajuda de todos para completar a lista e também dar dicas de arrumação! Principalmente se você tiver uma forma milagrosa de fazer com que tudo caiba direitinho. Vou precisar...

8 comentários:

  1. Ju, uma dica importantíssima: não esquecer os documentos!hahaha
    Tô brincando!! Mas sempre aconselham a levar xerox deles pra vc andar por lá.
    E ainda bem que de um monte de itens dessa lista estarei livre, já que minha irmã mora lá e disse que a Unilever também existe na África do Sul!rs
    De qualquer forma, na minha mala tenho que incluir coisas que ela encomendou do Brasil e deixar (bastante) espaço pra voltar com as coisas que comprar por lá!rs
    Mas o check list do post vai me ajudar bem, já que eu já tô sofrendo por conta da mala a fazer (será que cabe o guarda roupa inteiro??rs)

    ResponderExcluir
  2. Bom, não se esqueça de coisas básicas de higiene pessoal: escova e pasta de dente e absorvente (sei lá como são essas coisas no exterior). Foram as coisas que eu lembrei.
    E aqui, jura que vai levar um livro só?! Apesar q vc pode comprar mts lá tb, neh?

    Enfim, a medida que eu for lembrando de alguma coisa te aviso.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este post... adorei!
    Tem selinho e meme pra vc... passa lá no blog!

    Bjos...
    Danie
    www.lindaecheiadegraca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelas dicas!!
    Tenho que adicionar a lista: documentos (ce acredita que tava na lista mas escrevi de escrever), perfume (boa lembrança), escova e pasta de dente, absorvente (acho que vou levar alguns e depois compro lá)!

    Uma amiga me lembrou também: gilette e aparelho de depilar. Afinal, eu não quero parecer uma francesa!

    E outra que eu lembrei: uma muda de roupa na mochila. Vai que a mala vai para na Rússia?

    ResponderExcluir
  5. gata, seu blog tá maravilhoso! ai, você é linda e prática e me ajudou muito. tô perida. senti falta do protetor solar. e me convida pra ir à grécia com você!

    ResponderExcluir
  6. Agora a dica não mais válida pra você,mas fica pra quem passar por aqui,no kit manicure,eu tiraria o alicate pois é cortante e acho que não pode ir!

    ResponderExcluir
  7. Oi Narjara!

    O alicate pode ir sim. Objetos cortantes (devidas as proporções) podem ir, desde que na mala que será despachada. Na bagagem de mão, nem pensar.

    Abraços!

    ResponderExcluir