segunda-feira, 17 de maio de 2010

Voando no Topo do Mundo

Domingo, às 13h00, eu estava a beira de um precipício sem a mínima possibilidade de dar meia volta. Fiquei parada por um tempo, só olhando lá pra baixo. Era muuuito alto. Em cima da montanha se via miniaturas de casas, piscinas, carros. No momento certo, eu pulei. Eu voei de paraglider!


(Essa sou eu!)

Contando direito como toda essa história começou, a ideia era dar um presente de aniversário. Um amigo meu que, depois de um voo duplo, começou a ter aulas para praticar sozinho, me indicou seu professor. Segundo ele, as pessoas que não têm indicação podem ir ao próprio local de voo, procurar algum instrutor por lá e agendar pessoalmente. É mais seguro do que olhar e agendar pela internet, pois assim você vê a pessoa voando e decide se quer experimentar também.

O voo saiu por 150 reais. Caro? Pode ser, mas as vezes a gente gasta mais 150 com um simples sapato... e é muito mais interessante gastar esse dinheiro com uma experiência diferente. Com esse pensamento na cabeça, agendei os voos para o dia 16 de maio.

O local era o Topo do Mundo, no município de Brumadinho. Para quem sai de BH, é só seguir a BR 356 (a do BH Shopping, no Belvedere). O caminho é cheio de condomínios de luxo. Você vai virar na entrada do Retiro do Chalé e, antes de chegar ao condomínio, virar a direita.


(Mapa de localização. Foto tirada desse link)

O local é maravilhoso! A visão que se tem lá de cima paga qualquer viagem, além de ser uma verdadeira aula da geografia. Aquela história de "Minas só tem montanha" fica comprovada. É uma mistura de vários verdes e marrons. De um lado o mato, do outro as águas da Lagoa dos Ingleses. Para completar, aquele monte de gente voando de paraglider. Eu poderia ficar horas só olhando...

Mas, daqui a pouco, eu também faria parte da paisagem. Na hora que chegamos nosso instutor tinha acabado se sair do chão e em menos de 5 minutos aterrissou de novo. O nome dele (para quem quiser procurar) é Luiz, mais conhecido como Bombis. Ele nos explicou como são os equipamentos de segurança e o que fazer na hora de levantar voo. Enquanto o instrutor guia o equipamento a partir de algumas cordas nas laterais que podem ser puxadas ou esticadas, o "carona" se acomoda em uma cadeirinha que fica presa ao equipamento do instrutor por alguns ganchos. Ou seja: a gente não tinha que fazer nada a não ser apreciar a paisagem.

Meu presenteado foi primeiro. O paraglider sai do chão muito rápido. Não tem nem aquela corridinha típica da Asa Delta ou do paraquedas ou de qualquer outro esporte aéreo: você fica lá na ponta do morro e, em um segundo, seus pés saem do chão. Dependendo de como está o vento, você nem vai pra frente direito e já começa subindo.

Fiquei lá de baixo observando e tirando fotos. O Bombis fez algumas manobras. Quando eles estavam bem afastados do morro fiquei vendo ele fazer zig zag com o paraglider a ponto de eles ficarem de cara para o chão. Depois, eles atravessaram o morro e ficaram mais tempo no ar, até pousarem lá embaixo.

(O Bombis adora chegar perto das pessoas que ficam sentadas olhando. Algumas vezes é pra gente conseguir tirar boas fotos, outras é pra assustar mesmo, de tão perto da nossa cabeça que ele passa)

Quando chegou a minha vez estava tranquila. Durante o tempo que fiquei observando lá no Topo do Mundo a minha ansiedade só diminuiu. Como o Bombis tinha outro pulo agendado, fui com o Alexandre, o Alê. Foi como relatei no primeiro parágrafo: coloquei os equipamentos de segurança e fiquei parada um tempão antes de levantar voo, esperando, como ele disse, o vento estabilizar para que a gente pudesse subir sem "trancos".

(Antes de pular. O riso podia ser de nervoso, confesso, mas nessa hora eu já estava muito tranquila)

É incrível a velocidade com que você sai do chão e se vê no ar. É emocionante também. No início não conseguia tirar as mãos das cordas. Com o tempo, porém, estiquei os braços e fechei os olhos: quando abri, estava voando. Fiquei muito tempo no ar, uns 30 minutos. Eu e o Alê conversamos um pouco. Ele me disse que já voa a 7 anos e que se apaixonou de primeira. Ele me explicou como fazer para ter segurança na hora do voo, como se manter no ar por mais tempo e como é imprenscindível conhecer o campo da metereologia para saber a hora certa de levantar, de pousar, de pegar o vento certo ainda no ar, etc.

Fiquei tanto tempo lá em cima que até senti frio, ou seja: foi tempo suficiente pra adrenalina baixar e pra que eu voltasse a ficar normal (afinal, no início a adrenalina é tanta que você não sente nada, seja frio, dor ou medo). Atravessamos o Retiro do Chalé inteiro e pousamos em um campão. Ele pediu para eu levantar as pernas. Pousei como se estivesse sentando no chão.

Se todo mundo soubesse o tanto que é seguro, todo mundo já tinha pulado uma vez na vida. Os motivos: o equipamento já está aberto, então não há o perigo de ele não abrir como no paraquedas; e a velocidade do paraglider é baixa, cerca de 40 km/h, enquanto o de uma asa delta, por exemplo, é 80. Claro que esses esportes estão a mercê do tempo e do vento. Fora isso, não há perigo nenhum.

Abaixo, mais fotos dessa experiência incrível:


















18 comentários:

  1. oi juliana tudo bem?
    sou amiga da amanda aguiar,e ela me mandou seu blog qdo comentei com ela minha vontade de saltar de paraglider ou asa delta. Voce poderia me indicar seu instrutor!?meu e-mail é aninha_cacau_cb@hotmail.com
    bju

    ResponderExcluir
  2. Se vc quiser me dar uma coisa dessas de aniversário, aceito fácil! haha

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Claudia, tudo bom? Acabei de enviar um e-mail para você com mais informações. Depois volta aqui no blog e conta como foi!

    Ih fafá... depois dessa fiquei pobre! Hahahah Mas quem sabe no futuro?

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu quero pular também!!!
    E apesar da velocidade (e acho que o risco) ser maior, tenho vontade de saltar de asa delta também, porque a gente fica numa posiçao que nem de passarinho mesmo, ne? rs
    As fotos tao lindas, Ju!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ju! Vc não sabe que há duas semanas atrás tava pensando nisso? Em pular de Paraglider...ai que delícia!! Vou querer as informações também!
    Adorei...lá é muito bonito mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Tinha um cara saltando de Asa Delta lá Gabi, muito legal! Vou ver se coloco mais fotos e posto essa também pra vc ver!

    Xanda, vou mandar tudo no seu e-mail, ok?! Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Juliana!
    Gostei do seu depoimento sobre o seu voo!
    Ele será usado em nosso site da equipe do Alexandre e do Bombs
    Bons voos!
    www.voeventoleste.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi Juliana eu quero muito saltar agora dia 06/05/2012 e preciso muito de um instrutor por favor me manda os contatos...=) izabellagbaroni@yahoo.com.br ou por facebook : http://www.facebook.com/profile.php?id=100001130801126

    ResponderExcluir
  9. Oi Izabella! Já enviei o os contatos do Alexandre para seu email! Espero que aproveite e tenha uma experiência incrível! Depois, passa aqui para contar ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.. então estou passando aqui para te contar que voei ontem, mas foi com o instrutor Guilherme por indicação do Alex, e foi muito bom. Apesar de ter sido muito pouco tempo. Não fiquei nem 10min no ar, devido as condiçoes do tempo. Ele me prometeu mais um voo, =). Julina queria te agradecer pelo contato, foi muito bom mesmo! vlw

      Excluir
    2. Oi Izabella! Que ótimo escutar isso! Essa coisa de voo depende mesmo do tempo... mas que bom que ganhou outro pulo! Vai se divertir ainda mais! =)
      Beijos!

      Excluir
    3. Olá Juliana, meu nome é Juliano (rs)!

      Estou cada vez mais decidido de que quero saltar ... Agora que li seu post, desejo fazê-lo o quanto antes!!!

      Você ainda voa??? Gostaria de saber se pode me indicar alguem ou se você mesma poderia fazê-lo... bem como se o valor ainda é R$ 150,00

      Moro em BH e quero muito passar por esta experiencia!!!

      Obrigado!

      Atenciosamente,

      Juliano Clayton

      Excluir
    4. Segue meu e-mail: julianoclayton@yahoo.com.br / julianoclayton@gmail.com

      Facebook: http://www.facebook.com/home.php

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Me interessei muito com o passeio.
    Teria como vc me passar um email com o nome do seu instrutor e o telefone. O email é cynthiasimoesbb@gmail.com
    Obrigada.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  11. Oi Juliana!! Que fantástico! Estou a procura de lugar seguro para também saltar. Me passa o contato do instrutor?? Aguardarei ansiosa: valeriasoaressantos3@yahoo.com.br
    Suuuper obrigada!
    Louca pra também chegar minha hora!!
    Att
    Valeria

    ResponderExcluir
  12. Ei Ju, tudo bem?
    Meu nome é Claudiany e adorei bastante ler sua experiência. Gostaria de presentear uma pessoa nesse dia dos namorados, você poderia me enviar por gentileza os contatos do instrutor?

    Aguardo ansiosamente o seu contato.

    Abraços e muito obrigada por compartilhar tudo isse conosco.

    ResponderExcluir
  13. Segue o meu contato vitorino671@gmail.com

    ResponderExcluir