sábado, 29 de maio de 2010

10 formas de tirar fotos inusitadas

O que faz de uma pessoa um fotógrafo profissional? A pergunta fica cada dia mais difícil. Os recursos tecnológicos e as informações sobre técnicas estão mais acessíveis. Hoje, todo mundo tem uma máquina digital, todo mundo pode tirar e apagar uma foto quantas vezes quiser antes de capturar a imagem perfeita.



(Exemplo de uma imagem perfeita e que só um fotógrafo consegue tirar: um instante único que foi capturado com rapidez obedecendo a uma das regras mais básicas da fotografia: a regra dos terços. Foto tirada desse link)

A diferença está muito menos na máquina e muito mais no olhar: o fotógrafo tem um visão diferente sobre as imagens e sobre as cenas. Além de capturar algo sob uma perspectiva diferente, ele não precisa bater milhares de fotos porque aquela primeira já vai ser a que ele quer. Sem contar que o instante capturado é sempre diferente do outro: com a certeza do que se quer e "a rapidez do gatilho" ele pode pegar instantes que não vão se repetir.

Acabadas as ilusões e as certezas de que não somos fotógrafos, hora de partir para o momento "como chegar perto de um" ou "como fingir algum talento". No site Digital Photography School há 10 dicas de como tirar fotos inusitadas, aquelas que nunca se vê em um álbum de um cidadão comum. Afinal, o cidadão comum tem a tendência de tirar fotos à la cartão postal: clássicas e bonitas. A diferença é que as inusitadas trazem pontos de vistas diferentes e um estranhamento divertido. Eles chamam esse estranhamento de Wow Factor, algo como "fator uau". Abaixo, o top 10:

1. Altere sua perspectiva

A maior parte das fotos é tirada ao nível dos olhos do objeto que está sendo fotografado, Mudar o ângulo da foto pode torná-la mais interessante.


2. Brinque com o contato do olho

É incrível como a direção dos olhos da pessoa que você está fotografando pode impactar a imagem. Na maioria das fotos a pessoa olha diretamente para a imagem, oferecendo uma forte conexão entre o sujeito da foto e a pessoa que olha a imagem. Olhar para um objeto que está fora do cenário da foto causa uma sensação diferente e um interesse em imaginar "o que essa pessoa estava olhando no instante em que foi capturada?". Olhar para um objeto que está dentro do cenário também muda o foco. Dessa vez, quem observa a imagem imagina "qual a relação entre as duas pessoas da foto?"

3. Quebre as regras de composição

A regra básica da composição é a Regra do Terço. Nela, você deve dividir o enquadramento em três partes iguais e dar a cada elemento da foto o mesmo espaço. Uma praia. por exemplo: um terço mar, um terço areia, um terço céu. Funciona sempre. Outra básica e que fazemos de forma automática é centralizar o objeto que se quer fotografar. Mas regras foram feitas para serem quebradas e alterar a importância dos objetos pode render boas fotos.

4. Experimentos com luz

Muita gente acha que um feixe de luz aqui ou uma sombra aqui atrapalham a foto. Na verdade, elas podem ajudar.


5. Mova o seu objeto para fora da "zona de conforto"

Fotos com pessoas sentadas, deitadas ou em pé todo mundo tem. Que tal pedir para sua correr e dar um pulo dentro da piscina ao invés de ficarem todos escorados na borda? Ou pedir para aquele homem que está guiando sua mulher em uma valsa levantar a mão e dar uma rodopiada?

6. Fotografe sem pose

Pedir para as pessoas posarem é sempre mais fácil. A luz vai estar onde a gente quer que ela esteja, as pessoas não vão ficar se mexendo e a foto não vai ficar tremida. Com os recursos certos, porém, a foto espontânea é muito mais divertida.

7. Adicione um suporte

O suporte não precisa ser uma mesa ou um objeto do tipo, mas algo que dê um contorno a imagem.


8. Foque apenas uma parte do corpo

Com uma boa lente de aumento podemos mostrar detalhes que as pessoas não veriam. Em certas imagens, o interessante não é a pessoa em si, mas os sapatos que ela está usando, o cigarro que leva a mão, a forma como cruza as pernas, a sua posição corporal. Nesse tipo de foto também é fácil brincar e fazer ironias: capturar uma mão levando uma coleira presa a um cachorro ao lado de uma placa escrito que é proibido o trânsito de animais, por exemplo.

9. Esconda parte do seu objeto

Ao contrário da proposta acima, que é a de tirar do retrato parte do objeto, você pode também mostrar todo o objeto, mas esconder parte dele. Isso pode ser feito com um pano, uma sombra, uma grade, etc.

10. Tire uma série de fotos

Você pode colocar sua máquina no modo de operação contínua ou simplesmente tirar um monte de fotos de uma mesma coisa em sequência. A graça nessas imagens está menos na técnica e mais em apresentá-las juntas.

Um comentário: