domingo, 25 de abril de 2010

Trens de luxo

Depois de uma série de posts sobre acampamento e como ser feliz levando uma vida roots (natureza, ar puro e luxo zero), resolvi equilibrar. Vez ou outra, é bom se dar ao luxo. Principalmente se esse luxo inclui uma viagem inesquecível com lindas paisagens e todos os serviços que você sequer sabia que precisava.

Não estou falando de um resort all-inclusive ou nada do tipo, principalmente porque quando se está em um hotel como esses é bom não estar simultaneamente em uma linda cidade, pois ou você aproveita a cidade e quase não fica no hotel, ou você aproveita o hotel e quase não passeia pela cidade. Por isso que a melhor forma de resolver esse problema é fazer do seu hotel o seu meio de transporte. Assim, você conhece lugares de tirar o fôlego e, ao mesmo tempo, aproveita as comodidades que o seu "resort" sobre rodas lhe oferece.

Para ter tudo isso, que tal embarcar em um trem de luxo?

O pioneiro é o famoso Expresso do Oriente. Inaugurado em outubro de 1883, ele transportava milionários e aristocratas de todo o mundo em uma rota que ia de Paris a Constantinopla (atual Istambul). Já foi considerado o trem mais luxuoso do mundo - e ainda o é por muitas pessoas. A decoração dos vagões e o uniforme dos funcionários seguem o padrão dos anos 1930. Inclusive, cada vagão tem uma decoração diferente, todas super luxuosas. Atualmente, ele vai de Paris a Veneza em um trajeto de 30 horas. Cada passageiro paga 4.500 reais pelo passeio, mais custos adicionais como bar, restaurante e outros. Fique atento: algumas viagens especiais levam o turista até Istambul.

(A esquerda, imagem noturna do restaurante do Expresso do Oriente. A direita, viajante se preparando para embarcar. Reparou no ar de "anos 30" dessa foto? O site todo é cheio de imagens de "nossos hóspedes são o que há de mais chique ". Fotos tiradas desse e desse link)

Já o El Transcantabrico é considerado o melhor trem turístico do mundo. Em uma viagem de 8 dias e 7 noites, o trem vai de Santiago de Compostela (Espanha) a Léon (França). Inaugurado em 1983, ele hospeda 52 pessoas em 26 suítes. Agora, façam as contas: se um trem com mais de 10 vagões acomoda míseras 52 pessoas, é porque ele deve mesmo parecer com um hotel 5 estrelas. As suítes têm TVs e ar condicionado e seus banheiros têm chuveiro a vapor, hidromassagem e sauna. Para as pessoas dormirem tranquilas, o Transcantabrico para durante a noite. Boa oportunidade para os amantes da balada saírem do trem e curtirem a noite na cidade. Além disso, o trem apresenta 4 restaurantes, bar, sala de leitura e sala de audiovisual. A suíte clássica (que é a mais barata) custa 2.500 mil euros por pessoa. A suíte mais luxuosa do trem, para duas pessoas, sai por 6 mil euros.
















(Locomativas em curva durante o trajeto e imagem do restaurante cheio de hóspedes. Fotos tiradas do site oficial)



Outro nome muito bem cotado é o Blue Train, o trem de luxo da África do Sul. Reis, presidentes e executivos já atravessaram o país dentro dos seus vagões. Suas rotas podem ser personalizadas ou regulares. Para essas, o trajeto comum vai de Pretória, no Norte do país, a Cape Town, no Sul. As suítes são amplas, com azulejos em mármore e objetos banhados a ouro. Há dois vagões com lounges, um para fumantes e outro para não-fumantes, outros salões de entretenimento e até uma boutique de jóias. Os funcionários estão prontos para atender qualquer pedido dos hóspedes a qualquer hora do dia. E tudo isso tem seu preço: na baixa temporada, o mínimo que você vai pagar ultrapassa os 10 mil dólares por pessoa.

(O trem - literalmente - azul e o bar aonde os viajantes bebem e jogam conversa fora. Fotos tiradas do site oficial)

Subindo para a América do Norte, encontramos o luxuoso Royal Canadian Pacific. O trem passa pelas belíssimas paisagens canadenses em um percurso de 7 dias pelo oeste do país. Durante o trajeto se vê de tudo, cidades históricas, montanhas rochosas, animais selvagens e lagos azuis. O Royal Canadian Pacific acomoda 32 pessoas e, como todos os outros, têm suítes divinamente decoradas e funcionários prontos para fazer tudo que você pedir. Uma equipe providencia uma série de atividades fora do trem, como visitas a museus, fazendas e cursos de golfe. O preço do trem canadense é de 8 mil dólares por pessoa fora taxas.














(A esquerda, uma das paisagens que os hóspedes tem o privilégio de ver dentro do trem. A direita, restaurante arrumado para refeição. Foto tirada desse e desse link)

O mais novo trem de luxo do mundo está na Índia e se chama Maharajas' Express. Inaugurado esse ano, o trem possui 18 vagões com diversas suítes (algumas que ocupam o vagão inteiro e contam com camas enormes e banheiras revestidas a ouro). Há restaurantes com cardápio internacional, lounges e cluber privées. E já que a ideia é se sentir mesmo um marajá, cada suíte tem um serviço de mordomo exclusivo. A roteiro mais procurado dura 7 dias, sai de Nova Delhi e chega até Mumbai. O mínimo que você vai pagar por uma suíte é 5.600 dólares.

(Acima, o Maharaja's Express com o palácio de Taj Mahal ao fundo. Na outra foto, restaurante do trem de luxo (detalhe no lindo mosaico do teto). Fotos tiradas desse e desse link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário