quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sorvetes Exóticos. Haja estômago!

Para iniciar o novo marcador de Gastronomia, resolvi postar uma matéria que escrevi para o site FUNtástico há menos de um mês, sobre sorvetes exóticos. Acreditem, eles existem!

Sorveterias com sabores exóticos se multiplicam, e o público também

No Brasil e no mundo, os sorvetes napolitano e chocolate são passado. Que tal experimentar um sorvete de rosas. De cupuaçu? Jiló? Na frente de sabores tão exóticos os clássicos até perdem um pouco a graça.

(No Japão, comum mesmo é sorvete de tentáculo de polvo ou tinta de lula (foto), que são mais pedidos que chocolate, creme e outros sabores clássicos. Foto tirada desse link)

Em Belo Horizonte, a sorveteria I Scream lançou uma série de sorvetes pra comemorar a festa junina nos meses de junho e julho. Entre as invenções do sorveteiro e proprietário da loja, Fernando Lana, estavam os sabores de pé-de-moleque, brigadeiro, tapioca com cocada, arroz doce e canjica. No Rio de Janeiro, a delícia gelada da vez é a capuchinha, um sorvete criado há quatro anos feito a base da flor comestível de mesmo nome. A sorveteria Mil Frutas, responsável pela receita, mistura a flor com um creme inglês, mel e gergelim preto. A sorveteria oferece ainda mais de 160 sabores, entre eles absinto, nozes com ovos moles e manjericão.
.
Temperos como azeite de oliva também viram sorvete, dessa vez em Porto Alegre. O segredo da Di Argento, responsável por essa e por outras receitas como o zabaione, feito de creme de ovos e vinho do porto, é usar sempre frutas congeladas ou in natura, artificiais. Além disso, em todo o Brasil é possível encontrar sorveterias especializadas em frutas típicas de uma região como as do cerrado. Lichia, cagaita e cajá são facilmente encontradas nesses locais.
.
(Foto tirada desse link)

Mas não é só no Brasil que a moda está se espalhando. A maior marca de sorvetes artesanais da Espanha, a Llinares, prometeu lançar a "sorveterapia". Eles usam ervas e plantas medicinais nas suas receitas e dizem que podem tratar celulite, estresse e até impotência.
.
Em Tóquio, no Japão, a Cidade do Sorvete recebe cerca de 2 milhões de pessoas por ano. O local reúne sete lojas que vendem mais de 500 variedades. O blog Japanese Ice Cream (em inglês) traz receitas, fotos e novidades de tudo quanto é sorvete japonês. Os sabores? Língua de boi, asa de frango, cobra, alho, polvo, barbatana de tubarão e por aí vai. Há também uma série de opções para os vegetarianos, como soja, inhame e arroz. E aí, vai encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário