domingo, 27 de dezembro de 2009

Diretamente de Florianópolis

Hoje, estou escrevendo de longe. Todo ano minha família viaja entre o natal e o réveillon para aproveitar as férias. Esse ano, o local escolhido foi Florianópolis, capital de Santa Catarina, no sul do país. Confesso que o destino não foi tããão planejado como é de costume. Pensávamos em visitar a cidade há um tempo, mas não tínhamos agendado nada. Eis que surge uma mega promoçao de passagens da Tam na internet: ida e volta até Curitiba por cerca de 150 reais. Comprado.

(Nessa foto aérea dá pra ver a ilha Santa Catarina e a ponte que une o continete à ilha. Foto tirada desse link)

Assim, acordamos às 4h30 da manhã - esse é o incoveniente das passagens em promoção - para pegar um vôo às 6h45. Uma parada em Campinas e, às 9h30, já estávamos em Curitiba. De lá, pegamos um carro cá estou.

Como esse é oficialmente o primeiro dia, ainda não visitamos muitos lugares. Posso dizer que Florianópolis é muito bonita e, apesar de ser uma capital, muito tranquila. Mais de 92% da cidade está na ilha de Santa Catarina, o restante fica no continente. Com cerca de 400 mil habitantes, Floripa tem um ritmo diferente. Pensei que isso podia ser resultado de ela ser praiana, mas o Rio de Janeiro também o é e nem por isso deixa de ser agitada. Seria então o fato de a cidade, mais do que ter praias, estar rodeado delas, já que é uma ilha? Descartei de cara, pois a distância que a separa do continente não é tão grande. Seria, então, as férias? Também não, já que "férias" não é uma palavra universal. O comércio, os hotéis, os negócios, os professores... não páram.

Arriscando o único palpite que ainda não descartei, diria que tem algo a ver com a segurança do lugar. Assim, chegando também na palavra-chave cultura. Florianópolis é a capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (cerca de 0,875) e a quarta cidade do país com a melhor qualidade de vida.

Pode-se andar pelas ruas de madrugada sem temer assaltos ou sequestros. Pode-se deixar o carro a quilômetros de distância da sua cadeira de praia que ninguém vai fazer nada com ele. As pessoas são educadas e bem simpáticas. Você pede um informação e elas te respondem falando mais do que você esperava e puxando conversa.

E amarrado a tudo isso temos as praias. Disse que o fato de Floripa ser uma cidade praiana não explicava seu modo de viver, mas é claro que isso interfere um bocado. Ver uma paisagem bonita logo pela manhã alegra o dia de qualquer um. Não digo que as praias são mais bonitas que montanhas ou vice versa. Mas em uma capital ver montanhas é muito difícil pois a cidade cresce tanto que, quando há alguma elevação no terreno, ela já tem um monte de casa em cima. Com o mar é diferente. Ou você vai querer tirar ele de lá? Sem contar que praia é sinônimo de lazer: as pessoas tomam sol, caminham, praticam esportes, pescam. As pessoas costumam ser mais abertas nesses lugares.

Ainda não tenho certeza se vou ter tempo para escrever mais durante a viagem. Afinal, também quero descansar. De toda forma, vou passeando, guardando lembranças e tirando fotos para contar tudo depois. Dia 4 de janeiro (no máximo) tem post novo. Abraços e boa virada de ano para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário