segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Queda do Muro de Berlim completa 20 anos hoje

Ei pessoas! Há uma semana passei a ser redatora da seção TRIPz do site FUNtástico. O site é novo, muito legal e separado em diversas seções como esporte, mundo geek, cinema, música e por aí vai. Assim, vai ter um intercâmbio entre os posts aqui do blog com os posts do FUN.

A primeira matéria que entrou lá foi sobre comer de graça em NY, que eu tinha feito pro blog no dia 7 de outubro. Hoje, vou postar aqui uma matéria que fiz especialmente para o FUN: no dia 9 de novembro de 1989, às 23h, os alemães colocaram abaixo a barreira que dividia a cidade. Hoje, comemora-se 20 anos da queda do muro de Berlim. A matéria original você confere aqui!

A união de um país

Em 1961, um muro de 4 metros de altura separou uma cidade ao longo dos seus 155 quilômetros. De um dia para o outro, famílias inteiras foram separadas. Crianças tiveram que trocar de escolas e trabalhadores de emprego. Essa é a história do muro de Berlim, símbolo máximo da Guerra Fria e da divisão mundial entre países capitalistas e socialistas.
.
("Restos mortais" do muro de Berlim. Hoje, essas paredes grafitadas são uma galeria a céu aberto, a East Side Gallery. Foto tirada desse link)

Hoje, comemora-se os 20 anos da queda do muro, que aconteceu em 9 de novembro de 1989. O fim dessa barreira representou o fim do regime comunista não só por parte do governo, mas também pela mão do povo: o muro foi quebrado por milhares de alemães, de ambos os lados, que ansiavam novamente pela unificação da cidade.

No lugar do muro ficou uma Berlim que rapidamente se desenvolveu. Há museus, oficinas, bares e boates por todo lado. Na capital alemã, a tolerância é levada a sério e diferentes culturas e tribos convivem sem problemas.

Mas nem todo muro caiu: mais de 1 km dele está intacto e funciona como uma galeria a céu aberto batizada de East Side Gallery. As paredes apresentam grafites de 118 artistas de 21 nacionalidades diferentes. Hoje o local é um dos pontos turísticos mais visitados do país. Além disso, todo o percurso do muro ao longo da cidade está marcado no chão.

Retomada histórica

Com o fim da II Grande Guerra, em 1945, a Alemanha foi dividida pelos vencedores em duas partes. O lado ocidental ficou sob o domínio dos capitalistas EUA, França e Inglaterra. O lado oriental, sob o domínio comunista da então União Soviética (URSS). A capital Berlim, que se encontrava na parte oriental, também foi dividida em duas sob o mesmo esquema.

O problema foi quando o estilo de vida da Alemanha oriental, cheio de restrições, começou a incomodar. O fluxo de pessoas para a parte ocidental aumentou tanto que o governo da URSS resolveu erguer um muro bem no meio da cidade. O fez na madruga de 13 de agosto de 1961.

Muitas pessoas tentaram romper a barreira e atravessar o muro ilegalmente. Estudos de diversas entidades alemães estimam que mais de 100 mil pessoas tentaram atravessar o muro. Cerca de 150 morreram e muitas ficaram feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário