sábado, 28 de novembro de 2009

Para conhecer (e entender) Penedo

O espírito de uma cidade a gente só entende estando lá. Em Penedo, alguns passeios são essenciais.

Museu Filandês Dona Eva

Como falei nos posts passados, o museu traz peças de artesanato, fotos antigas, roupa típicas, correspondências, entre outras coisas. O museu, mesmo pequeno, possui um grande acervo. É um dos museus mais interessantes que já visitei e acho que há dois motivos para isso. O primeiro é que ele não se importa em trazer peças históricas ou de grande valor, mas sim coisas que sejam relevantes. Há coisas pequenas e simples mas que dizem muito sobre a cultura nórdica ou a história daquele lugar. No segundo andar, inclusive, há um mural cheio de curiosidades. Os visitantes saem do museu com a certeza de que aprenderam algo. A segunda é o próprio tema do museu, uma vez que a cultura filandesa é tão distante da nossa - e por isso mesmo tão interessante.

(Foto tirada desse link)
Pequena Finlândia
.
O mini shopping é obrigatório. As lojinhas imitam a arquitetura de casas tipicamente filandesas e lá você vai encontrar peças artesanais feitas com materiais bem diferentes. Aliás, dando uma voltinha pela cidade você também encontra lojinhas e outras galerias com artesanato. Também é na Pequena Filândia que você encontra a única casa do Papai Noel oficial fora da Finlândia. Sinceramente, o preço que eles cobram pra entrar no local não vale a visita. Mas se você é do tipo "sou turista e quero participar de tudo", entre (eu entrei).
.

(Uma das ruazinha da Pequena Finlândia. Foto tirada desse link)

Danças Típicas

As danças folclóricas acontecem no salão do Clube Finlândia todos os sábados a noite. Além de polcas, tangos, valsas também há samba e rock. Vale a pena ir no local, mas caso você não tenha tempo, procure saber se o grupo de danças filandesas vai se apresentar em algum lugar da cidade. O clima é diferente, mas dá para ver as roupas típicas e os passos de dança.

(Apresentação do grupo de danças filandesas no shopping Pequena Finlândia. Foto tirada desse link)

Gastronomia

A cidade parece uma festa da gastronomia nórdica. Há restaurantes com comida filandesa (destaque para o Koskenkorva), norueguesa e sueca, além dos alemães (como a Casa do Fritz), os japoneses e os suiços. A essa mistura de temperos junta-se as trutas: criadas nos lagos próximos a região, Penedo têm alguns restaurantes especializados nesse peixe, que só sobrevive em locais não poluídos. Os preços dos restaurantes são um pouco salgados e o atendimento é devagar, principalmente em dias muito cheios. Depois do almoço, vá a alguma casa de sorvete ou chocolates artesanais.

(Chocolates artesanais. Hum... Nesse site você encontra os nomes de quase todos os restaurates de Penedo. Foto tirada desse link)

Ecoturismo

Penedo está dentro do Parque Nacional do Itatiaia e é rodeada de natureza literalmente por todos os lados. Há várias trilhas para serem feitas, inclusive uma caminhada de 20 minutos de aclive até o Pico do Penedinho que proporciona uma visão panorâmica da cidade. No caminho, muitas Araucárias e algumas cachoeiras. As mais visitadas são Três Cachoeiras, Cachoeira de Deus e Três Bacias/Poço das Esmeraldas.

(Cachoeira Três Bacias. É a mais longe do centro de Penedo. Suas águas calmas são ótimas para banho. Foto tirada desse link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário