sábado, 7 de novembro de 2009

Olimpíadas 2016. Isso vai dar certo?

Desde que o Rio de Janeiro ganhou a disputa de sede das Olimpíadas de 2016, no dia 2 de outubro desse ano, as opiniões se dividiram. A grande discussão gira em torno dos investimentos financeiros. Com um evento desse porte nas mãos, o governo terá que investir em quadras, estádios, pistas, instalações para as comissões desportivas e também em questões primárias como segurança, transporte, turismo etc.


(Logo oficial das Olimpíadas do Rio 2016. Foto tirada desse link)

As pessoas que são contra dizem que querer organizar um evento como esse em um país que ainda precisa de tantos investimentos em saúde, educação e transporte é um absurdo. E o pior é que vamos sair de uma Copa do Mundo, em 2014, e ir direto para uma Olimpíada: o preço a se pagar por tudo isso é alto demais se pensarmos no nível de pobreza da população. Além disso, Londres, a sede das Olimpíadas de 2010, já gastou cerca de 60 bilhões de dólares, quase 120 bilhões de reais e a outra pergunta é se esses 120 bilhões de reais provenientes do governo (ou seja, dinheiro público) não serão desviados ou superfaturados como costumamos ver no Brasil (e como suspeitam ter acontecido nas obras do Pan Americano de 2007).

Outro argumento se basei na segurança dos próprios atletas, não só em relação a assaltos e sequestros. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde serão realizadas as competições de remo e canoagem, a águas são poluídas e impróprias para banho.

Já os que estão a favor recorrem ao passado. A cidade de Barcelona (Espanha), por exemplo, passava por uma decadência econômica nas décadas de 1980/90. Com as Olimpíadas de 1992 ela se reergueu. As transformações que a cidade sofreu em termos de transporte, tecnologia e economia são aproveitadas até hoje. Barcelona se tornou um lugar muito mais agradável de se viver e uma das cidades mais visitadas da Espanha. Espera-se que ocorra o mesmo com o Rio.

Olimpíadas, além de investimentos, quer dizer emprego e geração de renda. Além disso, sediar uma Olimpíada é uma ótima oportunidade para explorar os potenciais da cidade, realizar uma mudança política, atrair investimentos para o país e aumentar ainda mais o orgulho nacional. E o país não poderia passar por um momento econômico melhor do que o atual para receber o evento.

Os "contra" e os "a favor" são muitos e estão repletos de argumentos. O site Viaje na Viagem, do turista profissional Ricardo Freire, realizou uma enquete sobre o tema. Clicando nesse link você pode ler a opinião de pessoas de todo o país sobre a pergunta A Olimpíada de 2016 pode fazer do Rio uma cidade realmente maravilhosa?

E você, o que acha do assunto? Deixe sua opinião no Eu Mundo Afora. Para te ajudar a pensar, assista ao vídeo oficial sobre as Olimpíadas, que mostra onde serão as provas de cada modalidade e quais obras serão realizadas na cidade para sediar o evento.

Um comentário:

  1. Na minha opnião, a Copa do Mundo, seguida das Olimpiadas do Rio, poderá ser o ponta-pé inicial para o desenvolvimento econômico e social que o Brasil nescessita.Todos sabemos, que temos potencial para o cescimento, mas sabemos também que esse está nas mãos daqueles que nos governam.Vamos torcer para que os governantes caiam na real e façam que as melhorias para a Copa e Olimpiadas continuem vivas após o termino das competições.

    ResponderExcluir