quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dois hotéis em Barbacena. Escolha o seu!

Barbacena, uma cidade à 169 km de Belo Horizonte, não tem lá muitas coisas para se ver. A cidade apresenta alguns edifícios históricos, de estilo colonial ou barroco, mas nada muito expressivo e ainda pouco conservado. Outro problema é a concorrência: Barbacena está perto de cidades como São João del-Rey e Tiradentes, famosas pelas suas construções históricas e festivais culturais.

Assim, no que tange a pontos turísticos, Barbacena não tem muito. O que ela tem de melhor são os hotéis. Das últimas três vezes que fui para a cidade passei o dia inteiro em um. Sempre fiquei no Senac Grogotó, que é também um hotel escola aonde jovens da cidade e de regiões próximas aprendem tudo que diz respeito a hotelaria, de gastronomia à administração de hotéis. No feriado de finados, fui pela primeira vez ao Park Hotel Mantiqueira.













.
(A 1ª foto é do Park Hotel Mantiqueira. A 2ª, da entrada do Sena Grogotó. Foto tirada desse link)

O Guia Quatro Rodas de 2010 coloca os dois lá no alto. Ambos estão classificados com o símbolo de médio conforto, sendo que o Park Hotel ainda apresenta o símbolo de ambiente agradável. O preço de ambos também é semelhante: Um quarto para duas pessoas sai por 168 e, no Park Hotel, por 150. O que faz a diferença então? Abaixo, segue uma lista com alguns quesitos. Em bold está aquele que eu prefiro. Mas que fique CLARO: essa é minha opinião. E, além disso, mesmo que um hotel ganhe mais "positivos" que o outro, tudo se resumo ao que você procura.

Localização

Park Hotel: Está a 13 km da entrada da cidade. Fica na beira da estrada, mas o lugar é tão bonito e cheio de verde que você nem percebe, a não ser pelos barulhos dos caminhões de vez em quando.

(Esse é o restaurante do Park Hotel, a primeira imagem que se vê logo ao sair da estrada e entrar no hotel)

Grogotó: Está em um dos pontos mais altos da cidade. É sempre bom ficar perto da cidade, mas levando em conta que Barbacena não tem lá muito o que se ver, a vantagem não é tão grande assim.

Comida

Park Hotel: A comida é caseira. O café da manhã é comum, com frutas, pães, bolos e biscoitos. Nada em excesso. O almoço e o jantar não estão incluídos na diária e são servidos em outro restaurante, separado do hotel e perto da estrada, pois é aberto ao público. O almoço é 15 reais por pessoa e a vontade. Já o jantar é a la carte. A cozinha do hotel faz lanches como pizzas e sanduíches que podem ser pedidos a qualquer hora do dia.

Grogotó: No quesito comida o Grogotó ganha de lavada. O café da manhã tem tudo o que o Park Hotel tem, mais geléias, pães sortidos, várias opções de bolo, omelete, salsicha e até panquecas. O almoço e o jantar também não estão incluídos na diária. O jantar é a la carte e no almoço paga-se um preço único para comer a vontade. São muitas opções, da salada ao prato principal. Da primeira vez que fui lá, inclusive, havia uma sala inteira só de sobremesa com tortas, mousses e doces. O segredo? O fato de o hotel ensinar gastronomia a jovens e ter como professor o melhor chef da cidade. Mas tudo isso tem um preço: o jantar é caro e o almoço o dobro do Park Hotel, 30 reais.

(Hum... café da manhã. E essa é só a parte dos pães. Falta a mesa de bebidas, a de frutas, a de pratos quentes... Foto tirada desse link)

Instalações

Park Hotel: Há um tempo venho tentando entender o que faz um lugar ser confortável. Por enquanto as minhas hipóteses indicam que entre esses itens estão jardins com muito verde, decoração com cores quentes e pés-direitos baixos. O Park Hotel tem tudo isso. A foto ao lado mostra o hall de entrada, cheio de poltronas coloridas, revistas e vista para a área de lazer do local. Outra coisa legal é a luz: os corredores do hotel tem clarabóias e durante a manhã e parte da tarde a claridade é tanta que as luzes não precisam ser acessas.

Grogotó: É um hotel mais urbano e menos aconchegante, com cara de cidade. Mas tem melhores
quartos e em maior quantidade, 88 no total. A foto ao lado mostra o salão nobre do Grogotó, ao lado da recepção. O local é bem espaçoso e claro, no lugar de janelas, as paredes são inteiramente de vidro. A foto foi tirada desse link.

Área de lazer

Park Hotel: Tanto o Park Hotel quanto o Grogotó contam com estacionamento, sala de tv, salão de jogos, piscina comum, piscina aquecida, sauna, quadra de futsal e playground. A mais, o local oferece campo de futebol, cavalos e lago para pesca. O clima da área de lazer é igual a de um hotel fazenda, com muita área verde, animais (inclusive dois gansos muito engraçados que ficam gasnando vez ou outra), flores e até uma casinha na árvore.

(Visão da casinha na árvore. O playground e a piscina estão ao lado)

Grogotó: Além do que foi citado acima, o Grogotó tem sala de cinema, centro de convenções, sala de ginástica e ofurô. A área de lazer é mais chique, diremos assim. Apesar da falta de verde, traz tantas atrações interessantes quanto.

(Vista aérea da piscina aberta do Grogotó. A sala de ginástica, piscina aquecida, sauna e ôfuro estão ao lado, em um local coberto. Foto tirada desse link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário