segunda-feira, 2 de novembro de 2009

De dia, de tarde e de noite

Depois de um dia de praia, nada como voltar pro hotel, tomar um banho, comer alguma coisa e escolher um lugar bem bacana pra visitar. E disso o Rio está cheio.

Cristo Redentor
.
Em 2007 foi considerado uma das 7 maravilhas modernas do mundo. Pra quem não sabe a história e não entende como uma estátua daquele tamanho foi parar no alto do Corcovado, ela foi montada lá mesmo - ao contrário das teorias que já ouvi de que ela foi carregada até lá. Primeiro foram montadas as estruturas de concreto armado, depois veio o cimento e depois uma malha metálica coberta de pedra sabão. Foi inaugurado em 1931 e hoje é imitado Brasil afora. Minas, por exemplo, tem uma profusão de Cristos. BH tem o seu, no bairro Milionários. Nenhum, claro, chega perto do original.
.
Você pode subir até lá a pé, de carro ou de trenzinho (por 36 reais ida e volta). A graça de ir a pé é tirar uma foto a cada escada, que traz ângulos diferentes da cidade. É clichê, ok, mas é sim uma das vistas mais bonitas do Rio e da representação daquilo que venho repetindo: a cidade e seu contetxo, com os paradoxos entre praia e montanha, ambiente urbano e verde, riqueza e pobreza.

(Longe de ser só símbolo religioso ou turístico, dizem que o Cristo representa a alma do brasileiro: receptivo, de braços abertos. Foto tirada desse link)

Pão de Açucar

Não há uma forma melhor de subir os 396 metros do Pão de Açucar do que de bondinho. Inaugurado em 1912, foi o primeiro teleférico instalado no Brasil e o terceiro no mundo. A sua graça é ser todo de vidro, inclusive o chão. Com isso é possível ter vários ângulos da cidade. O passeio começa na Praia Vermelha, faz uma parada no Morro da Urca e chega, enfim, ao Pão de Açucar. O preço é um pouco salgado. A partir dos 13 anos paga-se 35 reais. Dos 6 aos aos 12, 17 reais. Abaixo dos 6 anos o passeio é gratuito. Os passeios acontecem de 30 em 30 minutos.

Outra forma de subir é escalando. Às vezes conseguimos ver, do bondinho ou da praia, pontinhos coloridos se mexendo entre as pedras. A face voltada para a Baía da Guanabara é menos inclinada e acessível para todas as idades, a partir dos 10 anos. Algumas empresas oferecem pacotes para quem quer "escalaminhar" o morro.

(Foto tirada desse link)

Jardim Botânico
.
Criada em 1808 por Dom Pedro II para aclimatar algumas plantas e especiarias vindas do oriente, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos 10 mais importantes no gênero do mundo, principalmente pelo fato de abrigar espécies de plantas raras. O lugar tem 137 hectares e o passeio deve ser feito com o intuito de se perder e relaxar.

(Foto tirada desse link)

Lapa

Esse é um passeio para fazer a noite. O bairro da Lapa é o berço da boemia carioca. Hoje, outros ritmos além do samba e da bossa invadem o lugar, mas nenhum se sobrepõem ao outro. Começa a saída às 6h da tarde, quando ainda há luz suficiente para tirar uma bela foto nos Arcos da Lapa, o centenário arquetudo que foi construído por índios e escravos para trazer água do rio carioca até o centro da cidade.

Às 8h da noite já pode escolher uma das diversas opções locais: são bares, restaurantes, boates e casas de shows. O site Lá na Lapa traz a programação completa do que acontece no bairro carioca.
.

(Foto tirada desse link)

Gafieira Estudantina

Típica casa de shows carioca, foi fundada ainda em 1932. A ideia era criar um ambiente alternativo aos antigos bailes populares da década de 30. Hoje, a Estudantina recebe shows e espetáculos de dança e tem sempre a pista aberta a quem quer dançar. O local ajuda em muito a afirmar e divulgar a dança de salão no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário