quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Curiosidades sobre Penedo e a cultura filandesa

Mais de 10 mil quilômetros separam Brasil e Finlândia. As diferenças entre povos, clima, língua e cultura não poderiam ser pequenas. Como prometi no post passado, segue aqui uma pequena lista de CURIOSIDADES que li no Museu Filandês da Dona Eva, quando estive lá em 2005.

- Suomi é Finlândia em filandês.
.
- Sauna é uma palavra filandesa sem tradução no Brasil. Foi a primeira construção efetuada pelos imigrantes quando chegaram em Penedo, após algumas casas. Se aquecer em saunas durante o inverno é um hábito das pessoas desse país.

- Penedo já teve uma escola de línguas que ensinava filandês. Como a língua é muito difícil, a procura era pequena e as aulas acabaram. Hoje, no Brasil, só existem duas escolas que ensinam filandês, ambas em São Paulo.
.
- Os trajes típicos não são mais usados no dia a dia, visto que a população camponesa na Finlândia praticamente não existe mais. Hoje, os trajes são usados em bailes típicos e apresentações de danças folclóricas.
.
- O artesanato dos filandeses é bem vasto. Podemos destacar a fabricação de velas de todas as cores, tamanhos e aromas, os tapetes feitos a mão e a confecção de vários objetos a partir de bucha vegetal, como bonés e sacolas. Infelizmente, o artesanato com bucha não foi difundido em Penedo e não encontra-se peças nesse estilo na cidade.

(Tear de Rodrigo Tecelão, morador de Penedo. Ele conta que esse tear foi construído com ajuda do filandês Niilo Valtonen, primeiro fabricante de teares manuais do Brasil. Foto tirada desse link)
.
- O Clube Filandês, fundado pela própria comunidade no terreno de um dos moradores da colônia, foi utilizado como ponto de encontro da comunidade para conversas, danças e entretenimento.
.
- A árvore de natal tipicamente filandesa não tem pisca-piscas. A luz é substituída por pequenas velas colocadas nas pontas dos ramos da árvore. A vela é muito apreciada na Finlândia por passar o sentimento de calor e conforto nas noites frias do país.
.
(Velas multicoloridas fabricadas pela Velas Finland, fundada por um casal de filandeses há 30 anos. Foto tirada desse link)
.
- Cada família produz os enfeites da própria árvore.
.
- Os imigrantes não escolheram Penedo por ser uma cidade com clima de montanha, como o que eles estavam mais acostumados, e sim por ser uma cidade brasileira com clima tropical onde existiam terras que estavam a venda. Eles queriam um país para plantar e que desse frutas o ano inteiro, para poderem sustentar a comunidade, que era vegetariana.

2 comentários:

  1. tem muita bucha vegetal na Finlândia?! essa é nova...

    ResponderExcluir
  2. Incrível não é? Pena que não achei nenhuma foto artesanato com bucha vegetal tipicamente filandesa na internet pra te mostrar (há fotos de peças brasileiras). Nesse site fala mais um pouquinho: http://tinyurl.com/ygo6h6m

    ResponderExcluir