segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Rio 40 graus

Em clima de viagem de fim ano, de novela do Manoel Carlos e de Olimpíadas 2016, resolvi escrever mais uma vez sobre praias. Dessa vez a escolhida, claro, é o Rio de Janeiro.

(Imagem da famosa praia de Copacabana. Foto tirada desse link)

Difícil falar sobre o Rio sem cair em clichês. Afinal, o que ainda não foi dito? É a cidade brasileira mais conhecida no exterior, seja pela violência, pelas belezas naturais, pelas belezas femininas, pelo carnaval, pela música, pela política... e , agora, pelas Olimpíadas 2016.

Fui ao Rio 3 vezes e, até hoje, é o lugar mais bonito que conheci, comparado até com roteiros internacionais. Há dois motivos para isso. O primeiro é que ela reúne o melhor dos dois mundos: o clima de praia e as facilidades de uma capital. Como a cidade é uma das mais importantes do país, ela é grande, tem uma enxurrada de serviços e é cheia de eventos culturais. São exposições, mostras, oficinas, festivais, shows internacionais... E para relaxar no fim do dia é só pegar um ônibus ou uma bicileta e dar um pulo na praia.

Ok, outras capitais também têm praia. Mas daí chegamos ao segundo quesito: o Rio é uma cidade bonita. Bonita mesmo. Se você estiver na praia, olhando para oceano e se virar para o "continente" você vai ver de uma vez só areia, calçadão, rua, prédios, no fundo dos prédios a favela e depois das favelas a natureza dos morros. Esse contraste praia/asfalto, verde/cinza, riqueza/pobreza, é a alma da cidade. Isso sem contar o clima. O Rio é uma cidade nova e colorida. Todo mundo lá parece mais jovem.

Vou fazer uma série de matérias sobre a cidade maravilhosa, já que há tantas coisas para serem ditas sobre ela!

Um comentário:

  1. Rio de Janeiro:uma cidade q eu tenho vontade de conhecer viu ... nunca fui la !!!

    ResponderExcluir