sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A nossa praia se chama Pampulha

A Lagoa da Pampulha é o mais perto da praia que os belo horizontinos podem ter na capital. Parece uma comparação esdrúxula, mas é verdade. Nos domingos de sol então, o clima é parecido: pessoas e mais pessoas passeando, correndo ou andando de bicicleta pelo que seria o "calçadão" da Pampulha.

(Foto tirada desse link)

Esse pensamento me ocorreu hoje, durante minha mais nova atividade semanal: percorrer os 18 km da Lagoa todas as terças e sextas. Até agora está dando certo. E já faz uma semana! Em dias de sol forte, como o de hoje, a minha sensação ao estar na beira da Lagoa lembrou o mar: quando o vento batia parecia que as ondas de calor grudavam na pele, dando aquela sensação de maresia no corpo. Com a diferença que a nossa é uma "maresia lacustre". Até o cheiro lembra à praia, dependendo do ponto da Lagoa e da forma como o vento traz esse cheiro para o nosso nariz.

Claro que as diferenças entre Pampulha e praia são ainda mais óbvias. Óbvio. Há pessoas passeando, mas ninguém nadando: em certos locais, inclusive, as pessoas podem sofrer até uma mutação genética de tão poluída que ela está. Por falar em poluída, o cheiro também é um problema em alguns pontos.

Mas até que há um esforço (pequeno) para a Lagoa ser um lugar mais agradável. Todos os dias um barco da prefeitura percorre uma parte daquelas águas para tirar o excesso de sujeira (o pior é que eu falo com um certo orgulho quando, na verdade, deveria estar xingando as pessoas e o governo pelo lixo e esgoto que cai lá dentro). Todos os dias também têm alguns funcionários da SLU varrendo as folhas da rua que circunda o local.

Mas apesar de não vermos ninguém nadando, sempre há algumas pessoas de biquini, em geral mulheres em direção a algum dos clubes da região. Outra figura típica são os pescadores (pág. 5), que estão lá todos os dias: faça chuva, faça sol, faça mal cheiro. Essas semelhanças só me fazem ter ainda mais certeza que a diferença principal está no clima. Cidades praianas tem um CLIMA diferente. Aquela coisa bem novela de Manoel Carlos: pessoas felizes, roupas coloridas, ondas batendo em contra luz.

O clima praiano excerce uma certa fascinação sobre mim, não posso negar. E como moro em BH, ir para a Pampulha se torna um momento feliz no meu dia, seja qual for o dia.

5 comentários:

  1. So falta poder nadar mesmo viu !
    Seria um otimo programa , ou então iria virar uma especie de piscinão de ramos!ahauha

    ResponderExcluir
  2. bem que a nossa "praia" poderia ser mais limpa ne?! poder praticar esportes náuticos e nadar seria fantástico.

    ResponderExcluir
  3. O máximo de "esporte náutico" que tem na Lagoa são os funcionários da prefeitura que passam de barco pra recolher entulho das margens...!

    Minha mãe me conta sobre a época em que a Pampulha era palco de competições de remo e caiaque e fico só imaginando como devia ser!

    ResponderExcluir
  4. Ju, seu blog é ESPETACULAR. Nunca vi nada igual antes. Parabéns pelo seu trabalho! Já o add em minha lista de favoritos. Sou outra apaixonada pelo turismo. Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Paula!!!
    Fico feliz em saber que você gosta! Novidades vem por aí em 2012...! E faço questão da sua opinião!

    Beijos!

    ResponderExcluir