terça-feira, 29 de setembro de 2009

Parques de lazer e luxo em Araxá

A água de Araxá fazem muito sucesso: dizem que ela rejuvenesce, além de ser usada para tratar diversos males. Como disse no último post, as fontes de águas terapêuticas da cidade ficam na bacia do Barreiro, local formado na borda de um vulcão extinto. E a bacia, mais conhecida como Complexo do Barreiro - Parque das Águas, é o ponto turístico mais visitado da cidade.

Tombado pelo patrimônio do Estado de Minas Gerais, o parque se estende por 450 mil metros quadrados. Dentre suas atrações estão as Termas, uma imensa casa de banhos que oferece spa, massagens e tratamento de beleza, equipamentos esportivos, as Fonte Andrade Júnior (água sulfurosa) e Dona Beja (água radioativa), um grande lago e muitos jardins. Você pode até andar pelo parque de charrete ou bicicleta, mas como ele não é muito grande, a melhor opção é ir pé, e bem devagar. Durante a caminhada vá ao mirante, no meio da mata, onde é possível ter uma vista panorâmica do Parque.

Alguns hotéis também fazem parte do complexo do Barreiro: o Hotel Colombo, o Hotel Rádio - construído em 1919, já recebeu por diversas vezes Santos Dumont, o pai da aviação - e, claro, o Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá.

Um parque dentro do Parque

O hotel é das antigas: foi inaugurado ainda em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas. Causou imenso furor a época devido seu imponente projeto arquitetônico e as festas e eventos sociais que aconteciam por lá. m 2005, depois de fechamentos, aberturas e reformas ao longo da história, o Hotel passa para a responsabilidade da Rede Ouro Minas. Nesse ano também o complexo é tombado pelo Patrimônio Histórico.

(Foto tirada desse link. Vista panorâmica do Grande Hotel)

Para mim, a ideia de "parque" é a que melhor resume esse imenso terreno de 45 mil metros quadrados. Primeiro por causa da definição de parque, que pode ser entendido como grande jardim, área verde. Segundo por causa das crianças. Assim que entrei no Complexo do Barreiro encontrei umas 15 crianças brincando e correndo guiadas pelas ideias loucas de um monitor, como todo monitor deve ser. Além disso, é fácil ter uma ideia da bagunça que elas faziam na piscina do hotel.

Mas o principal motivo por ele ser um parque se deve a oferta de lazer: monitores (para crianças, jovens, adultos e 3ª idade) salão com jogos eletrônicos, sinuca e cartas, playground, piscinas, quadras de vários esportes, um centro para prática de esportes de aventura, cavalos, quadriciclos e bicicletas para passeios pelo parque das águas, pedalinhos e caiaques na beira do lago, teatro e cinema.
.











.

(1ª foto tirada desse link mostrando o lobby. Os não-hóspedes não podem tirar fotos do interior do hotel. A segunda foto é a vista da área de lazer)

As Termas são um lazer a parte que atrai principalmente os adultos. Ligadas ao Grande Hotel por um corredor suspenso, as Termas são de cara bastante luxuosas, com pilastras e chão em mármore e imensos vitrais. Além do banhos e tratamentos estéticos há uma piscina mineral aquecida a 37 graus. Luxo igualmente encontrado no hotel, com 283 apartamentos, moveis coloniais, lustres e janelas de cristais e jardins feitos pelo famoso paisagista Burle Marx.

Os preços desse hotel 5 estrelas são salgados e não estão disponíveis pelo site. O telefone geral do hotel é (34) 3669-7000. Há algum tempo o Hotel está com uma promoção na qual crianças menores de 12 anos não pagam.

2 comentários:

  1. No início desse ano, passei uma semana hosedada nesse luxuoso palacio perdido em Mnas Gerais. É um escandalo de tão maravilhoso! Vale muito a pena desfruar dos banhos das termas, dos saborosos jantares, aprazíveis passeios entre a mata, é tanta coisa bacana pra se fazer que uma semana de hospedagem é pouco. Tive ainda a optunidade de conhecer a luxuosíssima suíte presidencial, tirei fotos bem bacanas.

    Bjos
    Danie Leticia
    www.lindaecheiadegaca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Danie! Como disse, não fiquei no Hotel, mas o tempo que passei no Parque já dá pra ter uma noção de como lá é confortável!

    Se puder me enviar as fotos que você tirou lá dentro posso fazer um post novo. O que acha?

    Beijos!

    ResponderExcluir