domingo, 23 de agosto de 2009

Feito pro turista

Hoje, aproveitando o período de vacas magras (e poucas viagens), resolvi falar de um passeio antigo: Rio das Ostras. A cidade é um município do Rio de Janeiro, que fica a 170 km da capital e a uns 40 km da badalada cidade de Búzios.

(Foto tirada desse link. Vista do mirante da praia )

A primeira vez que fui lá foi em 2005. Fomos levados pela história de um amigo do meu pai: "Fui pra lá uma vez, há vinte anos atrás, e desde então passo minhas férias de fim de ano aqui", disse. Alguma coisa aquele lugar tinha que ter, pensamos.

Para um mineiro, ver surgir a praia é sempre uma alegria. Em Rio das Ostras não foi diferente: o mar azul de areia fina com ótimas ondas para os surfistas realmente encanta. Mas, dessa vez, quando chegamos a Costa Azul, vimos surgir uma praia bem diferente, com uma infra-estrutura para o turismo sem igual.

Ok. Santa Catarina tem praias com uma ótima infra-estrutura. Natal nem se fala. A diferença é que esses lugares já eram atrativo turístico e daí foram ganhando investimento. Com essa praia foi o movimento inverso: com investimentos da Prefeitura, a orla de Costa Azul passou por uma grande obra de urbanização e se tornou o principal ponto turístico da cidade.

E a estrela é mesmo o calçadão. No início dele há um píer de onde as pessoas pescam (foto acima e a esquerda). De lá você consegue uma das melhores vistas da praia. Ao longo dos 850 metros do calçadão, podemos ver parquinhos para as crianças, academia de ginástica ao ar livre, ciclovias, quiosques planejados e 15 mil m² de restinga preservada. Até o piso entrou no planejamento, pois os azulejos são produzidos com um material que não queimam os pés, mesmo com o sol a pino.

(Fotos tiradas desse e desse links)

No fim do calçadão, aonde os carros já não podem mais entrar, há uma galeria chamada Tocolândia, com lojinhas que vendem roupas, comida e artesanato. Depois dela você encontra a Praça da Baleia, outro famoso ponto turístico da cidade. O nome se deve a escultura de uma Baleia Jubarte em tamanho real, cerca de 20 metros de comprimento, toda coberta por chapas de bronze e liga de latão. A arte foi feita pelo artista plástico Roberto Sá, conhecido pelas suas esculturas hiper-realistas. Da Praça da Baleia dá pra subir no Mirante de Costa Azul, aonde também há uma bela vista da cidade.
(Foto tirada desse link. Praça da Baleia e sua escultura. Reparem no mergulhador segurado na ponta da cauda da baleia)
Do outro lado da orla, como é de se esperar, há hotéis e restaurantes. Os preços são acessíveis, nem baratos nem caros. O bairro local, que recebe o mesmo nome a praia, é recheado de pousadas e casas de veraneio.

Com alguns passeios pela cidade logo percebemos que nem todas as praias eram iguais. Na verdade, Costa Azul era a única. Por isso passamos 4 dos 8 dias de viagem lá. Inclusive o reveillon. E a experiência do amigo do meu pai pega. Voltamos à cidade em 2006 e 2008, algo inteiramente novo para o meu pai, que todo ano procura um lugar diferente pra ir.
Há duas coisas, porém, que eu tenho que reclamar. Uma delas são os chuveiros que ficam ao lado dos quiosques. Grande parte deles não funciona ou a bomba foi roubada. A outra é a falta de manutenção dos jardins da orla. No primeiro ano que fui ao local estavam muito bonitos e bem cuidados, mas da última vez, em 2008, as plantas já estavam ultrapassando (em muito) do espaço do jardim.
Mas a cidade avança em outros sentidos. No ano passado, por exemplo, vimos mudanças: a Praia das Tartarugas, mais ao centro, também ganhou uma obra de urbanização. Além de ciclovia, quiosques e "casinhas" de madeira para passar o dia, o local tem quadras de vôlei e futebol de praia. Ainda não é tão frequentada como Costa Azul, mas isso deve durar pouco tempo.