sábado, 25 de julho de 2009

Diamantina na voz de quem é da cidade - comes e bebes

Costumo sair pouco. Sei lá, vou para pizzarias. Quando você pergunta pra onde eu vou é difícil responder porque aqui na cidade não tem muito coisa pra fazer, tem mais é bar mesmo”, comerciante de Diamantina.

Dica: de fato, a cidade tem poucas atrações para a população local pois não tem cinema nem teatro. Mas há alguns eventos na cidade. Além da Vesperata, os mais famosos são o Carnaval, o Festival de Inverno e as festas religiosas, como a Semana Santa.

“A Livraria e Café Espaço B. é ótima. Tem música e livros, mas o melhor de lá é o clima, que é muito agradável”, trabalhador autônomo.

Dica: O lugar tem cara de caro, mas é acessível. E confira a programação: no sábado que chegamos aqui tinha música ao vivo. Uma mulher cantava MPB acompanhada de dois músicos.

“Há pouco tempo lançaram a casa de vinhos Athenas do Norte e ela é muito boa”, atendente de lanchonete.

“A bebida que mais vende aqui é caipirinha e cachaça”, morador.

Curiosidade: A presença da cachaça na cidade de Diamantina é notada ainda em 1840. Não bebiam só negros, mas também os brancos de ambos sexos e de todas as camadas sociais.

As comidas típicas daqui são comidas típicas mineiras: costelinha cm ora-pro-nobis, tutu de feijão, frango ao molho pardo”, atendente em restaurante.

Curiosidade: Para alguns, a melhor comida típica de Diamantina é feita pelo chef Vandeca, reconhecido como melhor cozinheiro da comida tropeira do Brasil. Vandeka trabalha na Pousada do Garimpo e criou um prato que é sucesso na região há 25 anos, o Bambá do Garimpo
Dica: Por serem comidas mais difíceis de serem preparadas, pois levam um tempo considerável, elas costumam ser encontradas em restaurantes a la carte. Aqui em Diamantina até os restaurantes self service oferecem essas variedades. Obviamente, a qualidade cai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário